SAÚDE MENTAL DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL: COMO O CUIDADOR DE IDOSOS PODE AJUDAR

Neste momento em que a pandemia de COVID-19 nos obriga a ficar o máximo de tempo possível em casa para minimizar o risco de contaminação pelo vírus, é preciso adotar algumas medidas para tornar a rotina do idoso repleta de atividades de lazer e entretenimento para garantir a manutenção de sua saúde mental, evitando quadros de depressão ou favorecendo o início de demências.

Para idosos que moram sozinhos e estão isolados, por exemplo, é fundamental ter um profissional cuidador de idosos para auxiliar o idoso nas rotinas diárias, propor atividades e prevenir acidentes domésticos. Além disso, o cuidador de idosos também atua no apoio psicológico e social na vida do idoso. Já os Idosos que estão em casa com seus familiares tem a oportunidade de interagir mais ao longo do dia, reduzindo o estresse e possíveis quadros de depressão. Mas ainda é preciso que os familiares estejam atentos ao que fazer e o que não fazer, mas sobretudo, como fazer.

Separamos algumas atividades que o cuidador de idosos pode propor durante o cuidado com o idoso, mas que valem também para os familiares que acompanham a rotina se ente querido. Confira abaixo:

JOGOS

Há uma série de jogos que podem ser propostos ao idoso durante o dia – e a noite também – para entreter e estimular a cognição, a memória e a parte motora do idoso. Dentre os mais comuns e simples de realizar destacamos os jogos de baralho, damas, xadrez, bingo, dominó, memória e quebra-cabeças. Estes requerem material mínimo e podem ser realizados a qualquer momento para entreter e estimular a cognição.

No entanto, existem jogos mais elaborados que podem ser propostos, envolvendo o idoso, seu cuidador e mais participantes. Estes trazem a possibilidade de entretimento e convívio social. Dentre eles destacamos o famoso Banco Imobiliário e outros jogos de tabuleiro vendidos em casas de jogos. Estes jogos costumam ter partidas mais longas e oferecem múltiplos recursos de entretimento e interação social.

Outra alternativa a se cogitar são os jogos eletrônicos que embora não sejam os mais bem aceitos, oferecem uma infinidade de possibilidades de jogos e plataformas (celular, tablet, computador, videogames). Mas é importante lembrar que o uso excessivo de equipamentos eletrônicos é prejudicial à saúde.

JARDINAGEM

Também conhecida como hortoterapia, a jardinagem é uma atividade de terapia ocupacional para os idosos e ajuda na prevenção da depressão e estimula a cognição e o quadro motor do idoso. É uma atividade simples que o idosos pode realizar sozinho, com um cuidador de idosos ou com seus familiares. Desta forma, favorece o convívio social e a interação com as pessoas ao seu redor.

Há pesquisas que apontam maior satisfação de vida em idosos que realizam a jardinagem, pois apresentam níveis de energia melhores e tendem a melhorar até mesmo sua alimentação com o cultivo de plantas, hortaliças e temperos. Não é difícil ter uma horta ou jardim em casa e é uma atividade viável tanto para quem mora em casa com pátio ou em apartamento.

A atividade de plantio, cuidado e colheita melhora a cognição e também a concentração do idoso, pois cada planta tem uma forma diferente de se plantar, cuidar e colher, exigindo aprendizado, concentração e uso da memória.

Para construir uma horta você vai precisar de vasos médios na quantidade de plantas que quiser plantar, terra e sementes. Com estes materiais você já pode iniciar a plantão e cultivo para oferecer qualidade de vida e bem estar ao idoso.

RECORDAÇÕES

É comum que idosos tenham álbuns de fotografias em casa ou objetos pessoais guardados que remetem à sua história de vida. Estas ferramentas são importantíssimas para o trabalho da memória do idosos, prevenindo doenças como Alzheimer e outras demências. Além disso, estimula o idoso a contar histórias, ativando a memória e exercitando a mandíbula para melhorar deglutição, mastigação e respiração.

É muito simples e você famíliar pode buscar estes objetos guardados e conversar com seu familiar idoso sobre a história de vida dele, aquelas fotografias, pessoas nas fotos, objetos e suas histórias. Esta atividade tende a se estender por horas, favorecendo a socialização do idoso no grupo familiar.

Um cuidador de idosos também realiza estas atividades com os idosos para garantir a qualidade de vida e bem estar para o idoso ao longo da rotina de cuidados.

Estas são apenas algumas das possibilidades de atividades que podem ser propostas para o idoso incluir em sua rotina. Existem ainda milhares de alternativas para se considerar incluir na rotina.

É muito importante sempre identificar as necessidades de cada idoso, sua história, condição de saúde e possíveis limitações, considerando a chance de adaptação de algumas atividades, pois quando propomos atividades que o idoso não consegue realizar acabamos desencorajando-os às propostas.

Lembre-se também que a Personale Cuidador atua há 24 anos no cuidados domiciliar com equipe multidisciplinar de saúde com enfermeiros, cuidadores, terapeutas ocupacionais e muitos outros altamente capacitados ao cuidado com a integralidade da saúde em casa.

Agende agora mesmo uma avaliação gratuita e sem compromisso para ter um plano de atendimento personalizado e adequado às necessidades e expectativas de sua família.