COMO IDENTIFICAR AS NECESSIDADES E CUIDAR DOS IDOSOS

Com o envelhecimento populacional, ocorre o aumento da prevalência de doenças crônico-degenerativas que, se não devidamente tratadas e acompanhadas ao longo dos anos, poderão originar complicações e sequelas, comprometendo a independência e a autonomia dos idosos. Por isso, a busca por cuidador de idosos aumenta a cada dia!

O processo de envelhecimento é caracterizado por uma série de alterações no cérebro e no corpo do indivíduo que fazem com que alguns idosos necessitem de atenção especial. No entanto, a maioria dos idosos acreditam ser autônomos e independentes por executarem suas tarefas sozinhos, mas é importante que a família esteja atenta aos sinais que podem indicar  necessidade de acompanhamento para garantir a integridade do idoso.

Você sabe identificar estes sinais? Confira abaixo:

  • Memória: quando o idoso começa a apresentar esquecimentos, geralmente há uma associação com demências ou Alzheimer e indicam que o idoso necessita de acompanhamento diário para garantir sua integridade física, afinal, com a memória prejudicada, é comum idosos esquecerem de tomar suas medicações, o que prejudica o tratamento e agrave o quadro de saúde;
  • Quedas: as quedas fazem parte do processo de envelhecimento, devido às dificuldades motoras e desequilíbrios, mas embora sejam vistas com naturalidade, as quedas são um risco muito alto para idosos, pois podem ocasionar fraturas que necessitem de internação hospitalar e intervenção cirúrgica. Além disso, a reincidência de quedas supera os 50% e compromete cada vez mais a autonomia do idoso.
  • Higiene: o descuido com a higiene pessoal não faz parte do processo de envelhecimento, afinal, cuidar da higiene é cuidar da saúde. Quando um idoso começa a descuidar de sua higiene pessoal, significa que algo está errado. Estes problemas geralmente estão associados a dificuldade em realizar suas rotinas de higiene ou ainda quadros de depressão.
  • Medicamentos: é comum que idosos tomem muitas medicações diariamente para tratar doenças crônicas ou problemas de saúde eventuais. No entanto, com a grande quantidade de medicações e variações de horários de cada medicação, é comum os idosos esquecerem algum medicamento ou tomar em horário que não foi indicado pelo médico. Quando isso acontece o tratamento das doenças não é efetivo e favorece a piora do quadro clínico, diminuindo a autonomia e aumentando o grau de independência.

Se você tem um familiar idoso que apresenta um ou mais dos aspectos listados acima, você deve repensar sua independência e, acima de tudo, o fato de que more sozinho. Ou seja, é hora de buscar uma solução!

Cuidar da saúde do idoso não é uma tarefa fácil, principalmente para a família, afinal estes cuidados demandam tempo, conhecimento técnico e muita paciência. Quando você se deparar com a incapacidade de seu familiar idoso gerir sua vida e sua rotina sozinho, é chegado o momento de buscar soluções para prevenir acidentes domésticos e o declínio do quadro de saúde. Conheça as possibilidades de cuidado com idosos:

FAMÍLIA

É comum que as famílias se organizem para cuidar entre si, ou ainda, que o(a) cônjuge cuide com a supervisão de filhos e netos. Embora esta opção se apresente como a mais prática e viável, ela é também a mais perigosa!

Ao cuidar de seu familiar idoso, você deixa de se concentrar em seu trabalho e vida pessoal, o estado de alerta demandado pelos cuidados prejudicam seu sono e desgastam a relação familiar. Estudos realizados indicam que mais de 90% das pessoas que cuidam ou cuidaram de um familiar idoso acabam adoecendo, desenvolvendo depressão, ansiedade, insônia e hipertensão.

A situação fica ainda mais grave, quando o cônjuge, também idoso, realiza os cuidados. Isso faz com que o idoso “saudável” adoeça também, fazendo com que ambos fiquem cada vez mais dependentes.

INSTITUCIONALIZAÇÃO

Mudar para uma clínica ou residencial geriátrico é uma necessidade para idosos que não possuem mais autonomia, pois as ILPI’s (Instituições de Longa Permanência para Idoso) costumam oferecer equipe 24 horas para supervisão e auxílio.

Embora a decisão de institucionalização do idoso seja muito comum quando a família entende que não pode – e não deve – cuidar do idoso em casa, há muitas vezes a recusa da mudança. Isso acontece, pois o idoso não assimila sua perda de autonomia e não quer deixar sua casa, que é seu ambiente mais seguro e aconchegante.

O processo de negação é muito compreensivo, pois a internação acaba por prejudicar a rotina do idoso. Afinal, o idoso deve se adaptar à rotina da instituição, seus horários, acomodações, circulação de pessoas e outros.

CUIDADORES

Contratar cuidadores para garantir os cuidados de saúde em casa para o idoso que começa a perder autonomia é uma tendência cada vez mais forte no Brasil e no mundo. Esta decisão é benéfica para o idoso e também para toda a família.

O cuidador de idosos é um profissional que proporciona suporte e segurança ao idoso. É dever do cuidador atuar no auxílio à higiene, alimentação, medicação, bem estar, entretenimento e lazer, bem como acompanhar em passeios, consultas médicas e exames, promovendo assim a qualidade de vida e autonomia para o idoso.

Quando você opta por ter um cuidador, garante o cuidado no conforto de casa, preservando a rotina do idoso e, acima de tudo, a saúde de toda a família. Mas existem pontos que merecem atenção na hora de contratar cuidadores.


A Personale Cuidador atua há 24 anos no cuidado com idosos em casa. Nós temos uma equipe multidisciplinar de saúde com enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais para oferecer todo o cuidado com a saúde no conforto de casa.

Quando você precisar de cuidadores, conte com a gente! São mais de 1.900 famílias atendidas em nossa história e mais de 6.000 profissionais altamente qualificados. Nós cuidamos de todo o processo de contratação, gestão e supervisão da equipe. Tudo para garantir a qualidade de vida e bem estar ao paciente e tranquilidade e segurança para a família.

Além disso, contamos com a parceria do Camerino. Um residencial geriátrico que oferece hospedagem sênior no coração do bairro Petrópolis.

Agora que você já sabe como observar e identificar as necessidades de seu familiar idoso e também conhece as possibilidades para atender a estas necessidades, compartilhe com sua família. É importante que todos estejam cientes e atentos aos sinais.