CORONAVÍRUS: O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE À EPIDEMIA E COMO SE PROTEGER

O QUE É CORONAVÍRUS?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), Coronavírus (CID10) é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo Coronavírus foi descoberto em em dezembro de 2019 após casos registrados na China. Este novo agente do vírus provoca a doença chamada COVID-19. Por não ter tido contato com o vírus antes, ainda não temos imunidade. Ela causa infecção pulmonar que nos casos mais leves, parece um resfriado comum ou uma gripe leve. Mas nos casos mais graves pode causar a morte.

COMO O CORONAVÍRUS É TRANSMITIDO

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

  • Contato físico
  • Gotículas de saliva
  • Espirro
  • Tosse
  • Catarro

Objetos ou superfícies contaminadas como celulares, mesas, maçanetas, brinquedos e teclados de computador etc.

O toque do aperto de mão é a principal forma de contágio. Portanto, evite contatos físicos neste momento.

E lembre-se, o período de incubação é o tempo que leva para aparição dos primeiros sintomas desde a infecção por Coronavírus, que pode ser de 2 a 14 dias. Por isso é importante o isolamento domiciliar. Você pode estar infectado e descobrir apenas após alguns dias.

COMO SE PROTEGER DO CORONAVÍRUS

Para se proteger do COVID-19, você deve adotar medidas simples em sua rotina, mas que fazem toda a diferença para sua proteção e de sua família.

Lave as mãos até a altura dos punhos com frequência, com água e sabão ou então utilize álcool em gel 70%.

Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o braço, nunca com as mãos.

Evite tocar olhos, nariz e boca sem antes lavar bem as mãos. Após tocar, lave novamente as mãos.

Mantenha uma distância mínima 1 metro de qualquer pessoa, e de aproximadamente 2 metros de qualquer pessoa tossindo ou espirrando.

Evite contatos como abraços, beijos e apertos de mãos. Faça cumprimentos com sorrisos e acene de longe. Ser amigável é muito importante neste momento.

Higienize com álcool 70% e com frequência seu celular e demais itens pessoais de uso frequente.

Não compartilhe nenhum objeto de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos.

Evite aglomerações. Fique em casa e, se houver necessidade de sair, evite lugares fechados com muitas pessoas e horários de pico. Alguns estabelecimentos estão limitando a quantidade de pessoas simultaneamente.

Mantenha os ambientes limpos e bem ventilados. Fechar portas e janelas não impedirá a entrada do vírus, apenas maior tempo de vida para ele.

Se estiver doente (gripes e resfriados), NÃO saia de casa e evite contato físico com outras pessoas, principalmente, idosos e doentes crônicos.

Durma bem, mantenha uma alimentação saudável e faça atividade física regularmente. Não frequente academias e centros de treinamento. Opte por caminhada, corrida ou pedalada ao livre, sem contato com outras pessoas.

Se apresentar sintomas do COVID-19 não procure hospitais ou postos de saúde, ligue 136 ou entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS E RISCOS DO CORONAVÍRUS (COVID-19)?

Os sintomas do COVID-19 são semelhantes ao de uma gripe ou resfriado, como febre, tosse seca, cansaço e outros sintomas gripais, nos casos mais leves. Mas deve apresentar sintomas como dificuldade para respirar em casos mais graves, afinal se trata de um vírus respiratório.

Algumas pessoas podem apresentar também coriza, congestão nasal e dor de garganta. Os sintomas geralmente são leves e surgem gradualmente.

A maioria das pessoas contaminadas se recuperam do COVID-19, mas é importante manter-se isolado neste período para não infectar pessoas do grupo de risco. O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa. Por exemplo, para pessoas com a saúde adequada, a recuperação pode ser semelhante ao período de duração de uma gripe comum. Pessoas que desenvolvem pneumonia podem levar mais tempo para se recuperar (dias a semanas). Idosos e doentes crônicos podem não se recuperar, dependendo da gravidade da situação. Por isso é importante procurar ajuda o quanto antes.

É importante que, caso você tenha sintomas, não procure ajuda em hospitais ou postos de saúde. Fique em casa e ligue 136 ou entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua cidade.

DEVO USAR MÁSCARA FACIAL PARA ME PROTEGER DO CORONAVÍRUS (COVID-19)?

Devemos sempre seguir as orientações dos responsáveis por saúde pública. No momento, a utilização de máscaras faciais não é recomendada para o público geral.

O uso de máscara é fundamental para quem apresenta os sintomas (febre ou tosse seca) e para quem está em contato com estas pessoas. A utilização das máscaras serve para conter gotículas que contenham qualquer tipo de vírus.

A OMS recomenda o uso racional deste recurso para evitar desperdício e a falta deste insumo devido a utilização sem critérios.

QUAL A ATUAL SITUAÇÃO DO CORONAVÍRUS E SUA EPIDEMIA?

A epidemia do Coronavírus (COVID-19) acontece no mundo todo. Há poucos países que ainda não registram casos da doença. Aqui no Brasil, temos cerca de 2.600 casos confirmados até hoje, dia 26 de Marços de 2020. Destes, 63 casos resultaram na morte dos infectados.

Todas as autoridades de saúde estão atentas e disseminando informações para prevenção de sua propagação, afinal ainda não há cura comprovada para a doença.

Por isso é importante que você siga as orientações de prevenção, como: isolamento domiciliar, higienização correta e frequente das mãos e objetos pessoais com água e sabão, além de álcool líquido ou gel 70%.

Estamos juntos. Por vocês. Por todos nós.