Personale Cuidador – Cuidador de Idosos em Porto Alegre e Região Metropolitana

CUIDADOS COM IDOSOS EM CASA DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL

Garantir o cuidado com a saúde dos idosos em casa durante o período de isolamento social decorrente da pandemia de Coronavírus (COVID-19) é fundamental e merece atenção especial. Quando os cuidados não são adequados aumentam as chances do idoso desenvolver alguma complicação de saúde, podendo até ser necessário uma internação hospitalar.

E cuidar de um familiar idoso em casa não é uma tarefa tão fácil quanto parece, afinal há uma série de cuidados e detalhes na rotina que demandam tempo e muita dedicação. Por este motivo é comum que as famílias contratem cuidadores de idosos ou empresas especializadas no serviço para garantir o cuidado profissional com o idoso em casa, proporcionando qualidade de vida e bem estar.

O cuidado com a integralidade do idoso vai muito além de garantir o uso de medicações corretamente e o banho diário. Na verdade, há muitos processos na rotina diária do idoso que devem ser cumpridos para garantir a manutenção da saúde. Você sabe quais são?

Medicamentos

Idosos geralmente fazem uso de uma ou mais medicações diariamente para o tratamento de doenças comuns do processo de envelhecimento, como hipertensão e diabetes, por exemplo. O uso correto destas medicações, respeitos horários e dosagens, é fundamental para o correto tratamento e prevenção de complicações decorrentes destas doenças.

Mas além de lembrar o idoso de tomar suas medicações, o cuidador (familiar ou profissional) deve separar as medicações no momento da administração, pois há situações em que as medicações ficam separadas em caixinhas com os dias da semana ou horários. Porém este procedimento comum nas residências de idosos não é recomendado por médicos e especialistas, afinal a exposição do medicamento possibilita certa perda em suas características farmacêuticas.

O cuidador deve, no momento do uso do medicamento, separar o comprimido e ofertar ao idoso, SEMPRE COM ÁGUA.

Higiene

Os cuidados de saúde com a higiene do idosos vão muito além do banho e são atribuições do cuidador de idosos. Há outros procedimentos que devemos ficar atentos, a fim de garantir sua realização diária, como:

Além destes procedimentos citados acima, ainda há  muitos casos com a necessidade de troca de fraldas e higiene da região perineal mais frequente, banho no leito e a  manutenção de curativos, que requerem um conhecimento mais técnico e profissional para garantir a correta execução.

Alimentação

A alimentação é muito mais do que a ingestão de alimentos. Na verdade, a alimentação é a base para manter o corpo saudável e funcionando bem. Mas idosos geralmente tem hábitos alimentares que não favorecem esse bom funcionamento do corpo. É com, por exemplo, o consumo de café com pão, biscoito ou bolacha.

Para garantir que o idoso se alimente adequadamente, ingerindo alimentos ricos em proteínas, vitaminas, carboidratos, fibras e minerais é necessário o estímulo e monitoramento don consumo de alimentos. O ideal é garantir o consumo diário de leites e derivados, frutas, legumes e verduras, alimentos integrais e chás claros.

Outro ponto fundamental é o consumo de água. Idosos tem a pele mais ressecada em função de redução de líquidos no corpo durante o processo do envelhecimento. Portanto devemos garantir consumam água diária e frequentemente.

Entretenimento

Outro aspecto fundamental que compreende o cuidado com o idoso em casa é a questão de lazer e entretenimento. Afinal, manter a mente saudável também faz parte da saúde como um todo. Propor e realizar atividades de lazer e entretenimento para os idosos em casa durante o isolamento social é indispensável para garantir a manutenção da saúde, além do bem estar e a qualidade de vida.

Confira abaixo algumas dicas para amenizar os impactos do isolamento social em idoso:

Como podemos ver acima, o cuidado com os idosos em casa realmente não é uma tarefa simples, tampouco fácil. Se você busca oferecer uma vida saudável e de qualidade para seu familiar idosos deve estar atento à estas rotinas de cuidado.

A recomendação é de ter um cuidador profissional, com formação adequada e capacitação para realizar e estimular o idoso em vários aspectos. Por isso a Personale Cuidador é a melhor opção para você ter profissionais especializados e capazes de garantir qualidade vida e bem estar ao seu familiar idoso no cuidado em casa, além de tranquilidade e segurança para você e sua família!