ENVELHECIMENTO E PERDA DE INDEPENDÊNCIA

Talvez um dos aspectos mais difíceis do envelhecimento seja a perda da independência. É por isso que muitos idosos querem continuar dirigindo, morando sozinhos, cuidando da vida financeira, entre outras atividades da vida cotidiana. Perder a independência pode ser assustador, por isso é importante sempre manter o diálogo com os seus pais ou avós, de forma que seja exaltado os pontos positivos de ter um cuidador de idosos por perto, ao invés de falar sobre os pontos negativos do envelhecimento e perda de independência.

Como prolongar a vida independente para os idosos

O envelhecimento não significa que os idosos tenham que desistir ou perder toda a sua independência. Existem muitas opções para prolongar a independência dos idosos. Dentre elas, podemos podemos destacar o atendimento domiciliar com cuidador de idosos, serviços sociais, “creches” para idosos, terapia ocupacional, ginástica, atividades aquáticas, dentre outros.


O primeiro passo é identificar os riscos existentes e avaliar a melhor forma de prolongar sua independência. Dependendo das condições de saúde e mobilidade com as quais você está lidando, suas necessidades variam muito. Tire algum tempo para anotar todas as condições dos idosos com as quais você está lidando e as tarefas com as quais precise de ajuda, e fale com nossos especialistas em atendimento domiciliar para elaborar um plano de atendimento personalizado para com as suas necessidades.


Tenha em mente que o envelhecimento e a perda de independência nem sempre precisam andar de mãos dadas, mas fique atento para os riscos e busque a prevenção de complicações maiores.
O atendimento domiciliar de cuidador de idosos inclui a prevenção de quedas e acidentes, bem como algumas tarefas da vida diária dos idosos, como:

  • Agendar consultas médicas e exames;
  • Auxiliar nas refeições;
  • Controle de medicação para tratamento correto;
  • Companhia;
  • Higiene pessoal;
  • Atividades de lazer e entretenimento;
  • Acompanhamento em passeios e viagens.

Nossa assistência auxilia na manutenção da independência nos idosos e reduz o estresse sobre eles e seus familiares.

O que fazer para prolongar a independência

Às vezes, a vida e a idade podem causar a dependência ou a depressão nos idosos, mas há coisas que você pode fazer para ajudá-lo a permanecer ativo, saudável e independente. Quando se trata de independência para os idosos, a melhor coisa a se fazer é permanecer ativo . Isso inclui manter-se ativo nas atividades diárias, evitar quedas e permanecer envolvido com amigos e familiares. Quando não permanecem ativos, os idosos tendem a apresentar complicações de saúde que causam a sua dependência funcional.


Nossos cuidadores de idosos estimulam o exercício físico, como caminhadas diariamente, ajudando a prevenir doenças cardíacas e cerebrais, a melhorar seu equilíbrio e fortalecer seus músculos e ossos.


Isso é especialmente importante para os idosos, já que evitar quedas deve ser a preocupação número um. Uma queda vai roubar a independência do idoso e você pode não ser capaz de recuperá-la. Ao ficar em forma e se exercitar, é menos provável que haja uma queda, pois o equilíbrio será melhor e o idoso terá mais força para se recuperar se fizer isso.


Finalmente, é importante estar ciente que a mente e o corpo são afetados por mais do que apenas as condições de saúde. O isolamento pode levar à depressão, o que pode levar à diminuição da independência. Quando os idosos estão envolvidos em atividades que gostam e socializam com amigos e familiares, percebe que suas capacidades mentais se mantêm mais afiadas e que sua vida terá um propósito.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta