SAÚDE DO IDOSO: ENTENDA A DESOSPITALIZAÇÃO E SEUS BENEFÍCIOS

Com o aumento da expectativa de vida da população e grande parte dos idosos apresentarem doenças crônicas e limitações cognitivas, funcionais. Entramos em um cenário típico dos países longevos, destacado por um número elevado de enfermidades crônicas, complexas e onerosas, no qual as doenças podem ser múltiplas, demandando cuidados de saúde constantes.

Ao contrário do que se pensa, a desospitalização não é uma alta hospitalar precoce. O processo de desospitalização consiste em dar continuidade aos cuidados de saúde fora do ambiente hospitalar, na busca da melhoria do bem estar físico, social e emocional. O home care (assistência domiciliar) é o recurso mais comum, pois garante cuidado e tratamento humanizado no conforto de casa, mais próximo da família. 

A continuidade dos cuidados é realizada por equipe multidisciplinar de saúde, com médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais.

Para os idosos, o processo de desospitalização é fundamental para garantir a manutenção da saúde física e emocional, pois longos períodos de internação do paciente,causam infecções hospitalares, delirium hiperativo hipoativo e o declínio do status funcional e cognitivo, tornando o idosos cada vez mais dependente.

POR QUE PROMOVER A DESOSPITALIZAÇÃO

Atualmente, a área da saúde possui foco em reduzir os custos e humanizar o cuidado. Há estudos que apontam o processo de desospitalização como uma tendência forte em saúde. Entenda o motivo:

Envelhecimento Populacional – uma pesquisa de 2018 do IBGE revela que o número de idosos no Brasil cresceu cerca de 18% e segue em alta. Isso exige um olhar mais atento para o cuidado humanizado, principalmente para esta população.

Perfil das Doenças – com o avançar da medicina, houve uma mudança no perfil doenças, causando uma prevalência de doenças crônicas, ao invés de doenças agudas. Dentre as principais, destacam-se o câncer, diabetes, hipertensão e algumas hepatites. Estas doenças necessitam de cuidados contínuos, dando cada vez mais ênfase ao atendimento de home care.

Custos de Saúde – enquanto o número de idosos aumenta, os custos públicos com a saúde desta população também. Nesta perspectiva, os processos de desospitalização desoneram os custos com internações mais prolongadas.

Cuidados Humanizados – oferecer cuidados cada vez mais humanizados é uma tendência global e, através da desospitalização, o paciente pode se beneficiar da continuidade do tratamento de saúde no conforto de casa, próximo de sua família e com atenção exclusiva.

Podemos observar então a mudança de vários fatores que conduzem o futuro dos tratamentos de saúde da população para o ambiente domiciliar, minimizando os períodos de internações hospitalares.

BENEFÍCIOS DA DESOSPITALIZAÇÃO

O processo de desospitalização oferece uma série de benefícios tanto ao paciente e sua família, mas também ao sistema de saúde. Isso acontece, pois o cuidado fora do ambiente hospitalar garante um atendimento mais humanizado, com foco na recuperação e tratamento do paciente de forma exclusiva, sem a necessidade de dividir o tempo e a atenção dos profissionais com outros pacientes.

A desospitalização, através do atendimento em home care, reduz em mais de 70% o risco de infecções hospitalares que prolongam as internações ou causam reinternações de forma que se preserve ao máximo as condições clínicas do paciente.

Em casa, o paciente recebe atendimento exclusivo de uma equipe multidisciplinar de saúde, no ambiente mais aconchegante e seguro possível: sua casa! Além disso, há possibilidade de proximidade e participação de mais de um familiar nas atividades, o que favorece e encoraja a recuperação e o tratamento.

Outra figura muito importante no processo de desospitalização é o cuidador. Este profissional é capaz de garantir atenção integral e exclusiva ao paciente e serve como mediador entre a equipe multidisciplinar e a família, pois é capacitado para dar suporte na execução de todas as atividades da vida diária do paciente de forma tranquila e segura.

Além dos benefícios ao paciente, destaca-se ainda no processo de desospitalização a redução dos custos para o sistema de saúde e a liberação de leitos para pacientes que exigem internação hospitalar. Enfrentamos hoje a constante escassez de leitos disponíveis e, grande parte deste problema se dá em função de pacientes hospitalizados que poderiam estar realizando o tratamento em casa.

DESOSPITALIZAÇÃO E HOME CARE

Como vimos, existem várias formas de promover a desospitalização, mas a principal e que ganha mais destaque no cenário nacional e internacional é o home care. Os programas e empresas especializadas na assistência e internação domiciliar demonstram crescimento exponencial e, por este motivo, a profissão de cuidador cresceu mais de 500% nos últimos anos só aqui no Brasil.

Oferecer cuidados de saúde em casa é uma realidade cada vez mais presente e tem apresentado resultados positivos na saúde da população, principalmente para os idosos.

A Personale oferece atendimento de Home Care em Porto Alegre há 24 anos e conta com uma equipe multidisciplinar de saúde com enfermeiros, técnicos de enfermagem, cuidadores, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas e terapeutas ocupacionais que garantem qualidade de vida e bem estar para os idosos, além de toda tranquilidade e segurança para seus familiares. Afinal, um dos grandes desafios para as famílias que buscam cuidar de seus familiares idosos em casa é a contratação, gestão e pagamento dos profissionais multidisciplinares.

Se você tem um familiar idoso que necessita de atendimento domiciliar, conte com nossa equipe especializada para garantir o melhor atendimento para quem você ama. Fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções para garantir um processo de desospitalização seguro e atendimento humanizado.