CUIDADOR DE IDOSOS: CONHEÇA OS RISCOS!

É comum que tenhamos um familiar idoso que necessite de cuidados especiais, como nossos pais, avós e bisavós. Mas é seguro ter um cuidador de idosos profissional com meu familiar?

Para entender do assunto, você precisa primeiro compreender que, embora os dados demonstrem que a profissão de cuidador de idosos tenha crescido muito nos últimos anos, ela de fato não cresceu tanto. Na verdade, a profissão não possui uma regulamentação bem definida e, qualquer pessoa pode se intitular cuidador de idosos atualmente. Por isso é preciso ter muita atenção na hora de contratar um profissional cuidador de idosos, caso você precise. Afinal, não contratamos motoristas sem carteira nacional de habilitação, muito menos consultamos um médico sem a formação no curso de medicina.

O “PROFISSIONAL” CUIDADOR DE IDOSOS

Primeiramente precisamos deixar claro que para ser um cuidador de idosos é necessário que se tenha, no mínimo, uma formação na área, além de uma boa experiência. Mas em decorrência da retração do mercado de trabalho e a escassez de vagas, muitas pessoas tem se auto denominadas como cuidadoras de idosos. Afinal, trata-se de uma profissão com regulamentação limitada.

No entanto, o profissional cuidador de idosos é responsável pelo cuidado com a saúde, o bem estar e, acima de tudo, a vida de alguém. Por isso é indispensável que, ao buscar um cuidador de idosos, exija-se no mínimo formação e experiência deste profissional, para que tenhamos tranquilidade e segurança para deixá-lo com nossos familiares.

O fato é que com a popularização da profissão, muitas instituições criaram e começaram a oferecer cursos de cuidador de idosos sem regulamentação. Ou seja, você poderá encontrar cuidadores com certificado de curso de cuidador de idosos a distância, por exemplo. Mas qual a credibilidade de um certificado deste? Você confiaria a sua vida a um médico cirurgião com certificado de curso a distância? Muito provavelmente não. Mas então por que confiaremos a vida de nossos pais e avós a um profissional deste?

A resposta é simples!

Um profissional sem a qualificação necessária tende a ser mais barato. Mas saúde não tem preço.

BUSCANDO UM PROFISSIONAL

Para ter certeza de que você encontrou um profissional qualificado para cuidar da vida de seu familiar, você precisa ter certeza de que:

  • Sua formação é adequada;
  • Possui as competências necessárias para oferecer qualidade de vida e bem estar ao seu familiar;
  • O profissional tem a experiência para atender as particulares de seu familiar;
  • O profissional é de confiança para cuidar da saúde de seu familiar e pode ficar sozinho com ele sem oferecer riscos, como furtos ou maus tratos, e;
  • O profissional é comprometido com o cuidado e não vai lhe deixar seu familiar desassistido em nenhum momento;

Para estas garantias, é preciso que você, ao buscar e contratar um cuidador de idosos, certifique-se de sua formação, experiência, antecedentes criminais e ainda tenha referências positivas de seu trabalho. Se você não tiver todas essas certificações e comprovações, estará colocando a vida de seu familiar em risco.

CUIDADOR QUALIFICADO

Para se ter a certeza de que o profissional cuidador de idosos que você encontrou é qualificado, você precisa, além de entrevistá-lo, conferir sua certificação de formação e documentos.

Um bom curso de cuidador de idosos, ou seja, que prepara adequadamente seus alunos para a profissão precisa ter:

  • Aulas presenciais. É comum cursos à distância em diversas áreas, mas no caso das áreas de saúde é necessário aulas presenciais para garantir a qualidade da formação.
  • Professores qualificados. Como a profissão e sua formação exigida não possuem regulamentação bem formulada, qualquer instituição credenciada pode oferecer o curso com certificado e qualquer pessoa pode ministrar as aulas. O ideal é que os cursos sejam ofertados por profissionais de saúde, como enfermeiros, por exemplo.
  • Carga horária adequada. Muitos cursos de cuidador de idosos tem sua carga horária com menos de 50 horas/aula, o que é insuficiente para garantir a formação integral e qualificada do profissional.
  • Estágio curricular. Aulas teóricas, por maior que sejam suas carga horárias, não garantem uma formação adequada para os profissionais. Afinal, as rotinas de cuidado com saúde exigem experiência prática em diversas situações.
  • Instituição renomada. Muitas instituições oferecem o curso de cuidador de idosos, mas poucas delas tem certificação adequada e professores qualificados.

Portanto, ao buscar um profissional cuidador de idosos, procure saber mais sobre sua formação e o local onde ele realizou seu curso. Certifique-se de que o curso e a instituição estão de acordo com os tópicos acima e com as normas de saúde.

RISCOS DE CONTRATAR UM CUIDADOR NÃO QUALIFICADO

São muitos os riscos oferecidos a você e sua família quando a contratação de um cuidador de idosos não garante sua qualificação profissional e confiabilidade. É como você colocar um estranho e desconhecido na sua casa e confiar-lhe a vida de seu familiar, bem como a segurança de toda a sua família.

Como dissemos anteriormente, já pensou em contratar um motorista sem carteira nacional de habilitação ou experiência para guiar você e sua família dentro de um veículo? Parece assustador, e é! Pois quando você contrata um profissional cuidador de idosos sem a qualificação e experiência necessária, é como se você contratasse um motorista sem CNH ou realizasse uma cirurgia com um médico sem formação em medicina.

Um profissional cuidador de idosos sem a qualificação necessária oferece inúmeros riscos a saúde de seu familiar, como:

  • Quedas que podem resultar em fraturas, internação hospitalar e até a morte;
  • Administração de medicação inadequada, ou ainda medicação sem a prescrição de um médico;
  • Maus tratos e violência doméstica para com o seu familiar;
  • Roubos e furtos de objetos e valores da residência;
  • Faltas ao trabalho que resultam em deixar seu familiar sozinho, oferecendo todos os riscos citados acima.

Por estes e outros motivos, você precisa ter certeza, ao contratar um cuidador de idosos, de que este profissional têm a formação e qualificação necessária para oferecer os cuidados de saúde e bem estar com seu familiar.

COMO CONTRATAR UM CUIDADOR QUALIFICADO

Para você contratar um cuidador de idosos qualificado, capaz de atender as necessidades e especificidades de seu familiar, é necessário muito tempo, empenho e paciência. Afinal, você precisa observar e certificar-se de todos aspectos listamos anteriormente:

  • Formação adequada em instituição renomada;
  • Experiência comprovada com o cuidado de idosos;
  • Boas referências sobre o trabalho do profissional;
  • Documentação regular.

Além disso, é recomendado uma experiência do profissional cuidador de idosos com seu familiar para ter certeza de que haverá simpatia do idosos com o cuidador, adaptação ao atendimento compromisso e responsabilidade para com os cuidados. E, se caso não der certo, você terá de recomeçar do zero o processo de seleção do profissional. Sem contar que você precisará de um profissional contador para gerir a contratação, pagamentos, benefícios e documentação trabalhista do cuidador de idosos.

Mas a melhor opção quando se trata de contratar cuidador de idosos é, sem dúvidas, a Personale Cuidador.

Com mais de 23 anos de atuação, a Personale Cuidador é especialista no cuidado com idosos em casa, em hospitais e clínicas e residenciais geriátricos. São mais de 1.600 famílias atendidas com qualidade e responsabilidade. Afinal, a Personale Cuidador é responsável por todo processo de recrutamento, seleção, treinamento e gerenciamento dos profissionais e seus encargos sociais.

Ao contratar a Personale Cuidador você terá a garantia de profissionais altamente qualificados para garantir qualidade de vida e bem estar ao seu familiar, bem como tranquilidade e segurança para toda família, através de planos de atendimento domiciliar personalizado e supervisão 24 horas com enfermeiros especialistas em cuidado domiciliar.

Quer saber como oferecemos a melhor experiência em cuidado domiciliar há mais de 23 anos?

Fale com nossa equipe de especialistas e deixe sua tranquilidade aos nossos cuidados!