cuidador-de-idosos-porto-alegr-como-cuidar-de-seus-pais-e-avos-idosos-em-casa

COMO CUIDAR DE SEUS PAIS E AVÓS IDOSOS EM CASA

Ao longo do processo de envelhecimento, nossos pais e avós podem apresentar problemas de saúde ou declínio de suas funções, passando a necessitar de auxílio para realizar suas rotinas diárias, como: cuidar da higiene pessoal, se alimentar, se vestir e tomar suas medicações de forma correta. Neste momento, a responsabilidade dos filhos e netos é de garantir o bem estar e a segurança de seus entes queridos, cuidando sozinhos ou contratando cuidadores de idosos.

Não estamos preparados para tornarmos pais de nossos pais, mas quando menos esperamos, nossos pais e avós envelhecem, perdem a capacidade de realizar algumas atividades diárias e é responsabilidade da família garantir o cuidado com a saúde do idoso. 

Quando acontece, a inversão dos papéis cria um clima de tensão no ambiente familiar. Enquanto filhos e netos se sentem pressionados com a nova responsabilidade sem saber lidar com ela, pais e avós não se sentem confortáveis frente sua dependência, aumentando a tensão e níveis de estresse por toda a família.

Mas afinal, o que fazer quando seus pais e avós precisarem de ajuda? Confira todas as nossas dicas abaixo:

COMO ABORDAR A IDEIA DE UM CUIDADOR

Abordar com o idoso sua condição de dependência é a primeira e mais importante coisa a ser feita. No entanto, esta abordagem deve ocorrer sutilmente, sem imposições para não causar constrangimento no idoso. Afinal, reconhecer o seu próprio processo de envelhecimento e a sua perda de independência e autonomia é um processo que normalmente causa muita irritação no idoso.

A partir dessa irritação desenvolve-se a negação da necessidade de cuidados, dificultando a relação familiar e a aceitação do cuidador de idosos. Por isso é fundamental conversar, fazer perguntas que induzam o idoso a sentir a necessidade de uma companhia para ajudar em suas rotinas, ao invés de impor a presença do cuidador.

É muito comum que nossos pais e avós façam queixas da solidão ou da falta de companhia e, quando isso acontece, é uma oportunidade de sugerir a presença de uma pessoa para passar um tempo e ajudar no dia-a-dia. Inicialmente, evite utilizar o termo cuidador, pois causa entendimento de que o idoso precisa de cuidados.

CUIDADOR DE IDOSOS DEPENDENTES

Acabamos de ver como abordar com nossos pais e avós lúcidos a possibilidade de ter um cuidador para garantir sua qualidade de vida. Nesta fase em que ainda possuem um grau adequado de autonomia ou independência, a presença do cuidador serve para prevenir acidentes e eventos que causem dependência funcional imediata, como quedas que ocasionam fraturas.

Quando nossos pais ou avós já não possuem autonomia para viver, seja por evento como uma queda, um AVC, um pós-cirúrgico, ou pelo surgimento de uma doença como o Alzheimer, Parkinson, Câncer, entre outros, que podem causar dependência, a presença de um cuidador, familiar ou profissional, se torna indispensável.

Estas situações que causam a dependência de nossos pais e avós exigem, na maioria dos casos, uma rotina de cuidados extenuantes. Por este motivo, é recomendado que o idoso tenha um profissional cuidador em tempo integral para não sobrecarregar a família. Quando não for possível a contratação em tempo integral, alguns dias apenas já aliviam a tensão e o cansaço dos familiares responsáveis pelo cuidado.

QUEM DEVE CUIDAR DE NOSSOS PAIS E AVÓS IDOSOS

A família é uma célula da sociedade com o princípio da solidariedade nas relações familiares. Nesse contexto, o artigo 229 da Constituição Federal diz que “Os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou enfermidade”.

Para os familiares, filhos e netos, cuidar do idoso é uma tarefa muito complicada, pois exige tanta dedicação de tempo, paciência e disposição que afeta a sua própria vida pessoal a ponto alterar a rotina, o sono e elevar os níveis de estresse. Com a responsabilidade de estar presente e ao lado que quem amamos para cuidá-los, as tarefas simples do dia-a-dia se tornam cada vez mais difíceis, ou quase impossíveis.

É muito comum tentar cuidar entre família com o intuito de evitar pessoas “estranhas” em casa. Sem sombra de dúvidas, o cuidado familiar é muito benéfico para o tratamento ou recuperação, pois além do cuidado, há o afeto e o carinho familiar. Mas é importante ter muita atenção! Afinal, na maioria das vezes esse revezamento de cuidados causa desentendimentos e conflitos entre os familiares a ponto de prejudicar os cuidados com a saúde de nossos pais e avós que necessitam de atenção.

Para garantir a saúde de quem você ama – e a sua também -, é muito importante ter cuidadores para realizar as rotinas de cuidados, como higiene, alimentação, medicação, entretenimento, lazer, suporte social e outras atividades que proporcionam qualidade de vida ao idoso. Deixando a família tranquila para oferecer atenção e carinho, sem sobrecarga para os familiares.

COMO CONTRATAR CUIDADOR DE IDOSOS

Com o crescimento pela procura de cuidadores devido ao aumento na expectativa de vida da população, a profissão de cuidador de idosos cresceu mais de 500% nos últimos e, consequentemente, surgiram muitos profissionais no mercado, bem como empresas e aplicativos para a contratação com a proposta de simplicidade no processo.

No entanto, contratar um profissional para trabalhar no ambiente doméstico não é uma tarefa tão simples, principalmente quando o trabalho inclui o cuidado com a saúde e a vida de quem amamos. Conheça um pouco mais sobre cada tipo de contratação:

Cuidador particular

Quando você decide contratar um profissional por conta própria é necessário analisar o currículo, documentos, antecedentes criminais, formação, competências e habilidades deste profissional. Após este longo processo, você vai se deparar com a necessidade de gerenciar esse profissional e suas folgas, bem como possíveis faltas e atestados. Quando isso acontece, você precisa encontrar pessoas para substituir o cuidador ou se dividir entre família, causando transtorno e desgaste emocional para seus pais e avós.

Aplicativos

Com o avanço da tecnologia, muitos aplicativos surgiram oferecendo serviços de cuidadores. Estes sites e aplicativos possuem profissionais cadastrados e funcionam como um aproximadores entre os cuidadores e as famílias. No entanto, é importante estar atento ao fato de que você será responsável pela contratação do profissional e qualquer coisa que aconteça será sua responsabilidade.

Lembre-se que colocar alguém dentro de casa para cuidar da vida quem amamos não é tão simples quanto utilizar um carro de aplicativo para deslocamento. Muitas famílias enfrentam situações de profissionais sem capacitação ou habilidades necessárias para o cuidado, além de furtos e aus tratos.

Empresa de Cuidador

Uma empresa de cuidadores, como a Personale, é sem dúvida a melhor escolha na hora de contratar alguém para cuidar dos nossos pais e avós. Afinal, oferecemos toda a estrutura de contratação, gestão e supervisão da equipe de cuidadores altamente capacitados para garantir o melhor cuidado. Ao contratar uma empresa, você tem a tranquilidade de que seu familiar sempre estará bem assistido por profissionais competentes e confiáveis.

Porém, assim como os aplicativos, com o crescimento da procura pelos serviços de cuidador de idosos, muitas empresas surgiram recentemente. É importante sempre analisar bem a empresa que você irá contratar. Investigue se a empresa possui uma sede física, CNPJ, contrato de prestação de serviços, emissão de nota fiscal, alvará de funcionamento e credenciamento nos órgãos de saúde competentes (Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Enfermagem, etc).

Se você tem um familiar idoso e procura por cuidadores, vai encontrar diversos profissionais e empresas que oferecem os serviços. No entanto, deve ficar atento à alguns aspectos destes profissionais e organizações que são fundamentais para a qualidade do cuidado. Saiba mais sobre como encontrar e quais aspectos analisar clicando aqui.

Nós da Personale entendemos que você, familiar de um idoso, deve preocupar-se apenas com a oferta de carinho, deixando toda burocracia da contratação, gestão e monitoramento dos cuidadores de idosos para nossos especialistas em atendimento domiciliar.

Para oferecer a melhor experiência em cuidado domiciliar a idosos e doentes crônicos, a Personale Cuidador atua há 24 anos na contratação, gestão e monitoramento de diversas profissionais de saúde. São mais de 1900 famílias atendidas e 6000 profissionais especializados que passam por um criterioso processo seletivo. A Personale Cuidador oferece central de atendimento 24 horas, cobertura de folgas, faltas e atestados, substituição de profissional caso não haja adaptação ao atendimento, equipe de sobreaviso, enfermeiros de plantão para atender toda e qualquer intercorrência, além de uma visita mensal gratuita para reavaliação clínica e supervisão dos cuidados. Além disso, todos os encargos sociais dos profissionais são de responsabilidade da empresa, deixando você e sua família livre de processos trabalhistas.

Então, ao procurar por cuidadores de idosos em Porto Alegre, fale com um de nossos especialistas e conheça nossos serviços de solução em cuidados em casa, em clínicas ou hospitais. Conte com nossa experiência em contratar, gerir e monitorar os cuidadores e preocupe-se apenas em oferecer carinho para quem você ama!